Indique este site


 

 
Importante saber
 

Home Empresa Importante saber Direitos do paciente Cadastro Contato

Acreditamos fortemente que a informaçao é uma das mais importantes armas para prevenção e o combate do câncer. Essa página contem artigos de caráter científico escritos por médicos especialistas e também outros profissionais envolvidos no tratamento do câncer.Os textos são baseados em ampla revisao da literatura especializada e refletem a visão dos autores a respeito dessa literatura.Lembre-se de sempre consultar seu médico de confiança em caso de duvidas em relaçao à saude.


Câncer de Próstata - Fatores de Risco
De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, 1 a cada 6 homens acima de 45 anos podem desenvolver o Câncer (CA) de Próstata.  O CA de próstata é considerado o câncer da 3ª idade visto que 3/4 dos casos ocorrem a partir dos 65 anos.
 
O avanço nas taxas de incidência pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos, melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e aumento na expectativa de vida dos brasileiros.
 
Dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer) revelam que são esperados o diagnóstico de cerca de 60.180 novos casos de CA de próstata neste ano de 2012 no Brasil, respondendo por cerca de 30,8% de todos os diagnósticos de câncer (excluindo-se os de pele). A região sudeste deverá ser responsável por cerca de 52% destes diagnósticos (31.400 casos) sendo somente em Minas Gerais 6.820 novos casos em 2012.
 
Os fatores de risco para o CA de próstata são, na maioria, desconhecidos e inevitáveis. Os dois fatores que apresentam certo consenso entra as fontes no que se refere ao aumento risco de desenvolvimento do CA de próstata são a idade e história familiar.
Sobre a história familiar como fator de risco, de acordo com Srougi, os riscos aumentam de 2,2 vezes quando um parente de 1º grau (pai ou irmão) é acometido pelo problema. De 4,9 vezes quando dois parentes de 1º grau são portadores do tumor e de 10,9 vezes quando 3 parentes de 1º grau tem a doença.
 
Nos casos de histórico familiar, recomenda-se que os homens façam exames preventivos Urológicos a partir dos 40 anos de idade. Em homens sem histórico familiar, a recomendação é de exame Urológico a partir dos 45 anos de idade.
 
Suspeita-se que as dietas ricas em gorduras saturadas (especialmente gordura animal) e pobre em fibras aumente o risco de Ca de próstata. Outro fator demonstrado nas pesquisas é que homens pouco expostos à luz solar tem um risco aumentado de CA de próstata. Parece que a radiação ultravioleta do sol exerce um efeito protetor contra a doença.
 
Trabalhos que trazem informações sobre raça/etnia como fator de risco para o aparecimento do Câncer de próstata em geral apresentam um certo consenso. Em relação a isso, são apresentadas faixas de risco alta, intermediária e baixa, situando-se os negros norte americanos na primeira, os brancos na segunda e os japoneses na terceira.
A exposição ao Cádmio - mineral que se encontra em quantidades mínimas na fumaça do cigarro e nas pilhas alcalinas - também é apontada com fator de risco para o CA de próstata.
A adoção de hábitos saudáveis é uma forma de se prevenir as doenças em geral, aí podendo se incluir o CA de próstata, tais como comer adequadamente, controlar o peso, beber com moderação, limitar o uso de açúcar e sal, não fumar e praticar exercícios físicos. Em geral, recomenda-se uma dieta com baixos níveis de gordura animal, rica em fibras, frutas, vegetais e grãos.
Complementação dietética com Vitamina E, licopeno, uso de Finasterida e anti inflamatórios ainda necessitam trabalhos complementares para serem recomendados de maneira rotineira aos pacientes.
 
A melhor forma de se detectar o CA de próstata é representada pela combinação de toque retal e dosagem de PSA. O toque exclusivo falha em 30 % a 40% dos casos, as medidas de PSA falham em 20% mas a execução conjunta dos dois exames deixa de identificar o câncer em menos de 5% dos pacientes.
 
Recomendação do Ministério da Saúde do Brasil é de que todos os homens de 45 a 75 anos devem se submeter a exames de prevenção e diagnóstico precoce do CA de próstata. Em caso de presença de história familiar positiva (parentes de 1º grau - pai ou irmãos) com CA de próstata conforme discutido anteriormente é recomendado o início das visitas aos consultórios Urológicos a partir dos 40 anos de idade.
Além disso, uma vida saudável continua sendo a melhor forma de nos prevenirmos contra está doença tão prevalente na sociedade.
 
Bibliografia:
 
1. Gomes R, et al. A prevenção do câncer de próstata: uma revisão da literatura. Ciência e saúde coletiva, 13 (1): 235-246, 2008.
2. Instituto Nacional de Câncer. Síntese de resultados e comentários (texto na internet) 2012. (Acessado 2012 Mar 05). Disponível em : HTTP://www.Inca.gov.br/estimativas/2012
3. Srougi M. Próstata: isso é com você. São Paulo: Publifolha; 2003
4. Brasil. Ministério da Saúde. Sistema Nacional de Auditoria, Departamento de Auditoria do SUS. Aumenta a incidência de Câncer de Próstata. (texto na internet) 2005.(acessado em 2012 Mar 05). Disponível em http://sna.saude.gov.br.
5. Sociedade Brasileira de Urologia. Doenças da próstata: vença o tabu. Rio de Janeiro: Elsevier - Sociedade Brasileira de Urologia; 2003.

Autor:

Dr. Denilson Santos Custódio
CRM 36 818

RQE 16090

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia
Urologista do Hospital Felício Rocho - Belo Horizonte - MG
Membro da Unidade de Transplantes do Hospital Felício Rocho
Especialização em Cirurgia Minimamente Invasiva - Cleveland Clinic - USA
Especialização em Câncer Urológico - Norris Cancer Center - USC - Los Angeles - USA


Data da publicação: 03/2012
Data da última atualização: 03/2012


Empresa
O câncer nos próximos anos será a principal causa de morte no mundo. Acreditados fortemente que informação de qualidade, medidas de prevenção e esforços para detecção precoce da doença são armas muito importantes na luta contra o câncer.

Pensando assim criamos a Oncológica LTDA, empresa com foco na informação, prevenção e detecção precoce do câncer.

Direitos Importantes
Quais os direitos do paciente portador de câncer?

Clique aqui e conheço os direitos e auxilios do portador de câncer.
Contato
Clique aqui e entre em contato conosco.

 
LOCALIZAÇÃO

Rua Juiz de Fora, 941
Barro Preto - BH / MG
Cep: 30180-060
Tel: (31) 2126-8641
APOIO

Home
Empresa
Importante saber
Direitos do paciente
Cadastro
Contato


Copyright ©2012
ONCOLÓGICA. All rights reserved.

Reatos Comunicação